Ago 07 2018
hero-bg

Como transportar sua carga indivisível ?

By Transalc

Dentre os diversos tipos de transportes, destacamos nessa matéria aqueles que não podem ser divididos, ou seja, as cargas indivisíveis são aquelas que exigem uma série de fatores especiais para o transporte adequado. Para cada tipo de material transportado é necessário equipamentos específicos, por exemplo, para o transporte de uma carga muito comprida ou longa, é preciso utilizar carretas extensivas que podem chegar até 30 metros de comprimento. Deve-se atentar para o peso da mercadoria para que não haja um sobrepeso nos eixos da carreta extensiva, por isso é importante a correta distribuição do peso ao longo da carreta, apenas empresas especializadas conseguem fazer tal diferenciação para o cuidado e manuseio correto do material transportado.

Cargas indivisíveis muitas vezes possuem largura e/ou altura excedente, por isso faz-se necessário o acompanhamento de escolta durante todo o trajeto com as devidas licenças obtidas perante os órgãos reguladores, veja abaixo os limites permitidos sem o uso de escolta:

Largura até 3 metros.

Altura até 4 metros.

Empresas especializadas em transporte de carretas extensivas, como a Transalc Logistica, em muitos casos possuem licenças permanentes para determinadas medidas para sua frota, tornando assim mais ágil o desenho logístico da operação em questão. Para entregar a mercadoria com sucesso e segurança, é necessário um planejamento logístico detalhado da rota a ser percorrida, para que não haja prejuízo do trafego, vias de acesso e principalmente da mercadoria transportada. Licenças e autorizações de trânsito são obrigatórias em muitos casos junto aos órgãos reguladores como DER e DNIT, de acordo com cada rodovia/estrada percorrida, seja ela estadual ou nacional. A Transalc Logistica possuí licenças e autorizações permanentes para grande parte da malha rodoviária nacional.